•
nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: SulNews
KARINA CAMPOS / MIDIAMAX
Com as chuvas que atingiram a cidade de Nova Andradina, a erosão ameaçava casas aumentou e avança para a rua Manoel Soares de Oliveira. Os temporais também atrasaram o cronograma de obras para manutenção do local.
Segundo o site Nova Notícias, cerca de 200 de largura a mais foi medido após as chuvas fortes e comparada a primeira medição do buraco, que já alertava os moradores da rua Espírito Santo e José Tibúrcio dos Santos, no conjunto habitacional Argemiro Ortega, na divisa com a Fazenda São Domingos, imediação dos bairros Cristo Rei e Argemiro Ortega.
A cratera chegou a atingir oito metros de profundidade, com as chuvas de dezembro do ano passado, a implantação de drenagem, caixas e barreiras de contenção de água pluvial, construídas pela prefeitura, foram arrastadas pela enxurrada, fazendo com que a erosão avançasse para a área urbana.
Uma barreira foi implantada para tentar conter a força da chuva e enxurrada, impedindo que a erosão chegue nas casas, porém, as estruturas estão comprometidas e rachando.
Ainda em dezembro, o Governo do Estado decretou situação de emergência, repassando R$ R$ 500 mil para continuar as obras.
Equipes da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) estariam colaborando nas obras com expectativa de concluir os reparos em 60 dias.
Uma moradora do local disse que a cratera era uma tragédia anunciada e que por diversas vezes as autoridades da cidade foram acionadas.
Preferindo não se identificar, a moradora disse ao Jornal Midiamax que a casa estava alugada e o inquilino precisou se mudar às pressas, porém, o problema não é recente. “Há anos nós estamos indo na prefeitura, conversando com as autoridades da cidade, e nos falaram que iam nos ajudar para que a erosão não chegasse até a nossa casa, que não era para nos preocupar. Mas não fizeram nada e aconteceu isso, minha casa está caindo”, disse.
• sulnews
• noticias
• site
• naviraí