nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: TaNaMídia Naviraí
Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) autuaram em flagrante por cime ambiental um casal de goianos que praticavam pesca com uso de apetrechos proibidos durante o período de Piracema. o caso aconteceu no final da tarde, durante fiscalização fluvial no Rio Aporé. Conforme a polícia, o homem de 51 anos e a mulher de 49 são moradores da cidade de Aporé, no Estado de Goiás.
Os dois, que não tiveram os nomes divulgados, foram flagrados utilizando carretilhas com varass e ainda não tinham capturado peixes. Eles tinham acampado em uma construção de alvenaria próximo do rio e disseram aos policiais que não sabiam da proibição para a pesca. Os policiais apreenderam três carretilhas com varas e dois caniços de pesca.
O casal foi autuado administrativamente e multado em R$ 700 cada um. Segundo a PMA, os dois ainda vão responder por crime ambiental de pesca predatória, que tem pena prevista de um a três anos de detenção e multa.
A Piracema é um fenômeno que ocorre quando algunmas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação, garantindo seu ciclo de vida e a continuidade da sua espécie. O período de proibição da pesca é fundamental para esse processo.