28/04/2022 22h15min - Geral
3 semanas atrás

Copasul recebe ministro de carreira das Relações Exteriores


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


 

O ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, visitou a Copasul na manhã desta quinta-feira (28) para conhecer a cooperativa em Naviraí. O diplomata veio acompanhado do cooperado Giancarlo Antonini e assessores e foi recebido pelos membros da Diretoria Executiva que apresentaram as potencialidades da Copasul.

Declaradamente ‘apaixonado por MS’, o ministro de carreira compartilhou informações acerca da Rota Bioceânica, também chamada de ‘corredor rodoviário bioceânico’, uma ligação rodoviária do Brasil com o Oceano Pacífico passando pelo Paraguai e Argentina rumo aos portos chilenos, e que deve ficar pronta em breve.

“A minha visita é para conhecer o Mato Grosso do Sul e como o Estado poderia se beneficiar da expansão da agricultura paraguaia, acessada pela rota bioceânica. O corredor dará uma dimensão internacional para as empresas de MS reforçando tendências já existentes, mas fortalecendo as relações com o Paraguai como um importante parceiro comercial”, ressalta o diplomata, lembrando que atua há 7 anos no contexto do corredor bioceânico.

 

João Carlos Parkinson observado por Giancarlo Antonini. (Foto: PH Oliveira – Copasul)

   

Na Copasul, Parkinson ouviu sobre o planejamento da cooperativa e as projeções de produção e consumo de soja e milho, sustentabilidade, análises internacionais e cooperativismo. “Levo uma ótima impressão da Copasul. A minha visão é que as cooperativas se empenhem em ter uma visão de maior apoio aos cooperados e isso a gente percebe na Copasul”, disse, lembrando as visitas que fez a região do Chaco paraguaio, aos menonitas.

No mês de maio, acontecerá em Campo Grande, na Assembleia Legislativa, um evento para apresentar os impactos da Rota Bioceânica na economia, turismo e produção sul-mato-grossense. “O corredor está basicamente pronto. O início das últimas obras, a ponte e o último trecho de pavimentação no Chaco paraguaio. Estamos otimistas e o MS tem muito a ganhar com este empreendimento”, finalizou o diplomata.

Giancarlo Antonini destaca as transformações que o MS deve sofrer com a Rota Bioceânica. Convidado para visitar o chaco paraguaio junto com o diplomata, Gian viu de perto diversas realidades do agronegócio paraguaio e a potencialidade da Rota, e trouxe o ministro à Copasul. “É um orgulho ter uma empresa como a Copasul e poder trazer o ministro, para que possamos ter oportunidades de negócio”, disse.

O presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti destacou o fato de receber o diplomata que é atuante em uma obra de tamanha representatividade para Mato Grosso do Sul e o Brasil, como a Rota. “A Copasul está honrada pela visita. O planejamento e as ações da cooperativa são impactados positivamente e estamos gratos”, disse.

A visita na Copasul também encerrou o circuito de visitação que o diplomata fez, iniciando em 18 de abril em Antônio João, passando por diversas cidades de MS e cidades paraguaias. O circuito foi proposto por Odilon Trindade Valençoela, no contexto do projeto Ferroguarani. (Texto: Luiz Radai – Ascom Copasul).

Fonte: Luiz Radai - Ascom Copasul

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 17/05/2022 19h10min
Prefeito sofre atentado e está entre a vida e a morte
Geral - 17/05/2022 19h07min
Caminhoneiro é preso com 211 quilos de pasta-base e cloridrato de cocaína
Geral - 17/05/2022 19h00min
Caminhoneiro é preso com cocaína em carga de minério
Geral - 17/05/2022 18h57min
Com bebê de um ano, família dormia em varanda de casa abandonada em cidade de MS
Geral - 17/05/2022 17h59min
Missionária de igreja desaparece em Campo Grande ao sair para fazer visita a fiel
Geral - 17/05/2022 17h30min
Fundesporte publica a relação de inscrições deferidas e indeferidas
Geral - 17/05/2022 17h10min
Banda Marcial Tom Jobim participou dos festejos de Eldorado
Geral - 17/05/2022 16h56min
Gatos são mortos envenenados em residência na cidade de Amambai