03/06/2021 07h30min - Geral
3 semanas atrás

Corpus Christi está sendo comemorado hoje pelos religiosos


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Significado de Corpus Christi: Santíssimo sacramento

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.

 

CORPUS CHRISTI É FERIADO FACULTATIVO

No Brasil, o Corpus Christi é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.

Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento católico em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.

 

ORIGEM DA COMEMORAÇÕES DO CORPUS CHRISTI

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

 

COMO A DATA É COMEMORADA NO BRASIL?

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.

Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, no estado de Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do Cerrado.

Na cidade de Castelo, no Espírito Santo, as ruas também são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como em alguns municípios de São Paulo, Minas Gerais e outros estados do Brasil.

No dia de Corpus Christi é realizada a Marcha para Jesus na cidade de São Paulo, onde é feriado. A escolha dessa data para o evento, que reúne pessoas de diversas denominações cristãs de todo o Brasil, é uma forma de facilitar a participação de todos. (Extraído do site Calendarr Brasil).

Fonte: Calendarr Brasil

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 24/06/2021 00h52min
Naviraí volta para bandeira vermelha e MS tem quatro cidades na cinza
Geral - 23/06/2021 19h35min
MS registra a circulação de 13 linhagens do coronavírus
Geral - 23/06/2021 18h36min
Mãe mata bebê de 5 meses por ela ter “chip da besta”
Geral - 23/06/2021 17h38min
Mato Grosso do Sul deve receber 105 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira
Geral - 23/06/2021 17h11min
Venda de Ivermectina aumenta em 857% no Brasil durante a pandemia
Geral - 23/06/2021 16h33min
Temperaturas em elevação e umidade do ar em queda a partir desta quarta-feira
Geral - 23/06/2021 16h30min
População pode sugerir como governador vai gastar R$ 18,4 bilhões em 2022
Geral - 23/06/2021 16h03min
PF-MS faz a primeira incineração de drogas do ano