04/05/2021 08h15min - Geral
2 semanas atrás

Cowboy sul-mato-grossense campeão mundial ganha biografia


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


José Vitor, popularmente conhecido por ‘Vitinho’ ganha biografia. (Foto: Divulgação PBR)

Representar seu estado e seu país em competições mundiais é um sonho de muitos, e o cowboy sul-mato-grossense José Vitor Leme, o Vitinho, de apenas 24 anos, já conseguiu realizar. Depois de muitas conquistas no Brasil e no exterior, o competidor ganhou no ano passado o Campeonato Mundial da PBR (Professional Bull Riders), maior campeonato de montaria do mundo, e este ano está na luta pelo bicampeonato e assumiu a primeira colocação nas etapas deste fim de semana. Mesmo muito jovem, ele tem uma história marcada por desafios e muita superação, que agora virou livro pelas mãos do escritor Aparecido de Souza. “Vitinho – Breve história do cowboy que conquistou o mundo” (Life Editora) já está disponível para pré-venda.

“Ele tem uma trajetória muito rica, e é muito relevante que isso chegue até o público. Estamos vivendo um momento de muita sensibilidade, e o livro é um meio de mostrar para as pessoas que não podemos desanimar, temos que correr atrás dos nossos sonhos. O Vitinho também passou por frustrações, momentos difíceis, derrotas, lesões, mas conseguiu atingir o objetivo de conquistar o título de campeão mundial de montarias em touro”, conta o biógrafo, que é mestre em Educação e professor de História na Rede Estadual e no município de Ribas do Rio Pardo.

Nascido na cidade de Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande, Vitinho vinha de dois vice-campeonatos mundiais, em 2018 e 2019, quando finalmente conseguiu a vitória em 2020. Antes de começar a montar, ele tinha tentado carreira no futebol, mas as dificuldades na trajetória como jogador o levaram a trocar as chuteiras pelas arenas de montaria, onde descobriu um talento nato. No Brasil, em 2017 Vitinho ganhou a etapa de Barretos, o Campeonato Brasileiro e foi o competidor revelação da temporada, o que deu a ele o prêmio Tríplice Coroa. Na América, ele também conseguiu ser a revelação da temporada nos EUA, tornando-se o único a ter conquistado os prêmios de revelação no Brasil e no exterior.

O biógrafo Aparecido de Souza conhece o cowboy desde a adolescência, pois foi professor de Vitinho na Escola Municipal São Sebastião, em Ribas do Rio Pardo. “Eu já acompanhava o Vitinho e o que me despertou o interesse em escrever essa história foi a participação dele em 2016 em Barretos, por fração de segundos ele não conseguiu o título, mas ali já dava para ver que era só o começo de uma grande carreira”, explica. Aparecido entrevistou familiares, amigos, teve acesso a álbuns de fotos, até que finalmente, no fim do ano passado, conversou com o próprio biografado para concluir o material. “O subtítulo ‘uma breve biografia’ é pela impossibilidade de escrever toda a vida de uma pessoa, ainda mais alguém tão jovem, mas o livro mostra a trajetória vitoriosa dele, toda essa determinação, e a intenção é fazer com que as pessoas conheçam essa história e saibam que elas também podem. E a história continua”, conclui o escritor.

Para José Vitor, receber essa homenagem é uma honra. “É muito gratificante, estou feliz por isso. O professor Cido não mediu esforços para ir atrás da minha história. Isso não tem preço, só tenho a agradecer”, comenta.

Serviço: O livro “Vitinho – Breve história do cowboy que conquistou o mundo”, já está disponível para pré-venda pelo site da Life Editora, através do link: https://pag.ae/7X6C_FZur, com frete grátis para todo o Brasil. Livros adquiridos na pré-venda acompanham um pôster de colecionador do campeão mundial. Mais informações pelo telefone: (67) 99297-4890. (Com informações Life Editora).

Fonte: Life Editora

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 18/05/2021 18h07min
Empreiteira vai asfaltar rodovia por R$ 55 milhões
Geral - 18/05/2021 17h06min
Abate de bovinos recua no 1° trimestre, mas o de frangos e suínos cresce
Geral - 18/05/2021 16h05min
Homem é assassinado dentro de sua casa
Geral - 18/05/2021 15h04min
DOF intercepta traficante com 349 quilos de drogas
Geral - 18/05/2021 14h48min
Auxílio Emergencial: confira o calendário de recebimento da segunda parcela
Geral - 18/05/2021 13h35min
Itaquiraí participa da implantação do Fórum da Agricultura Familiar
Geral - 18/05/2021 13h30min
IFMS abre 300 vagas para cursos técnicos gratuitos em 5 municípios
Geral - 18/05/2021 13h25min
TCE-MS autoriza abertura de concurso público