07/06/2022 06h30min - Geral
4 semanas atrás

Dia de Campo na Copasul terá promoção de nova cultivar de mandioca


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


O 3° Dia de Campo da Mandioca Copasul terá a apresentação de uma nova cultivar de mandioca de mesa que será feita pela Embrapa. O Dia de Campo da Mandioca acontece nesta quarta-feira, dia 8, em Naviraí, na fazenda Santa Rosa do Grupo Kamitani, com início às 7h.

Segundo informação da Embrapa, a mandioca de mesa BRS 429 é altamente produtiva (49,76% de superioridade média de produtividade de raízes comerciais), apresenta resistência à bacteriose e ao alongamento, principais doenças que atingem a região Centro-Sul e Cerrado, e maior precocidade (pode ser colhida aos oito meses).

As raízes cilíndricas, mais longas e uniformes, conferem aproveitamento comercial. Com polpa de preferência amarela intensa (preferida dos consumidores), têm bom tempo de cozimento, média de consumo superior e textura muito mais usual, como também a abundância de massa de consumo boa qualidade.

Conforme Cleiton Simão Zebalhos, do departamento técnico agronômico da Copasul, a apresentação de cultivares de mesa é um trabalho importante na busca por soluções para a composição da alimentação humana. A mandioca mais amarela, tem betacaroteno que é precursor da vitamina A no organismo humano. “É uma forma de melhorar a nutrição das pessoas, uma vez que a mandioca é um dos alimentos mais populares do mundo, de fácil cultivo e altamente nutritivo. O público para esta cultiva é muito amplo e isso nos motiva também”, destaca.

A apresentação da nova cultivar acontece dentro da rodada técnica que terá três estações onde serão abordados os temas: “Manejo integrado de insetos – Pragas da Cultura da Mandioca”, com o doutor Rudiney Ringenberg, da Embrapa; “Cultivares de mandioca da Embrapa”, com o doutor Marco Antônio Sedrez Rangel, da Embrapa; e “Manejo do Material de propagação da mandioca e apresentação das cultivares IPR Paraguainha e IPR B36”, com o doutor Mário Takahashi, do Iapar/Emater.

 

FOMENTO AO CONHECIMENTO

O 3º Dia de Campo da Mandioca retorna após a pandemia. A segunda edição ocorreu em maio de 2019, consolidando com um dos maiores na região, promovendo palestras de alta qualidade e atraindo grande número de participantes.

O evento é uma realização da Copasul com o patrocínio das seguintes empresas: Bayer, Corteva, Yara, KWS, BASF, Stoller, UPL, Adama, Sumitomo Chemical, CropChem, Soesp, Jotabasso, TimacAgro, Inquima, Vittia, Agroeste, Mosaic, Superbac, Latina Seeds e Fertipar. (Texto: Ascom Copasul).

 

Fonte: Ascom Copasul

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 07/07/2022 01h55min
Naviraí-Polícia Militar prende mulher com veículo que havia sido furtado no RJ
Geral - 06/07/2022 23h56min
Incêndio criminoso devasta 40 mil m² de vegetação em fazenda
Geral - 06/07/2022 23h16min
Com gol de Ronaldo, Novorizontino vence o Brusque jogando em casa
Geral - 06/07/2022 22h55min
Sul-Americana: Santos é eliminado nos pênaltis pelo Deportivo Táchira
Geral - 06/07/2022 22h48min
Câmara vota lei que reformula legislação esportiva
Geral - 06/07/2022 22h34min
Pedro arrasa em vitória de 7 a 1 do Flamengo sobre o Tolima
Geral - 06/07/2022 22h25min
Câmara aprova MP que libera R$ 1,2 bilhão para agricultores
Geral - 06/07/2022 22h13min
Aposta de SC fatura R$ 51 milhões na "Mega" e quadra sai para 117 apostas de MS