•
nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: SulNews
O Governo Federal prepara para o próximo dia 19 de janeiro a primeira imunização contra covid-19 no Brasil. A aplicação deve ser feita durante evento em que estarão os governadores e secretários de saúde dos Estados, conforme informações do jornal O Estado de São Paulo.
O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que tal encontro estava agendado via internet para o último dia 11, segunda-feira, mas foi remarcado e agora, para o formato presencial, pelo Ministério da Saúde. “Para o dia 19 estamos esperando os anúncios relativos à vacinação nos Estados”, comentou.
Segundo Resende, ele soube pela imprensa sobre a possibilidade da imunização no Brasil começar no evento programado para dia 19 e que a expectativa, até então, era que fossem detalhadas as quantidades de imunizante para cada unidade da federação.
Estima-se que o Governo Federal já tenha em mãos 13 milhões de doses, conforme Resende, para serem distribuídas. Mato Grosso do Sul deve receber, de pronto, menos de 2% dessa quantidade, já que a população sul-mato-grossense representa 1,23% do total de habitantes do Brasil. Isso corresponde a cerca de 159,9 mil doses.
O Estado precisa, no entanto, de 1,7 milhão de doses para dar conta da demanda da população de risco e que deve ser priorizada na imunização contra covid-19. Isso, já contando com a aplicação das duas doses necessárias.
Conforme o “Estadão”, "Brasil imunizado, somos uma só nação", deverá ser o slogan planejado para a cerimônia do dia 19, que está confirmada com os representantes estaduais, mas sem a certeza de que de fato o evento em que a primeira vacina será aplicada no País.
A proposta, preliminarmente, é vacinar uma pessoa idosa e um profissional de saúde. O Palácio do Planalto afirma que ainda não há cerimônia prevista, mas o assunto está em discussão no Ministério da Saúde, com o aval do ministro Pazuello. Apesar de ainda não ter batido o martelo sobre uma data para a vacinação em todo o País, Pazuello tem dito que, na melhor hipótese, começa em 20 de janeiro.
• sulnews
• noticias
• site
• naviraí