09/08/2021 15h40min - Geral
1 mês atrás

Hemosul de Naviraí pronto para receber doações de sangue 5ª e 6ª feiras


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Está tudo pronto para a “Campanha de Doação de Sangue de Naviraí” que está sendo organizada pela Unidade de Armazenamento e Distribuição de Naviraí do Hemosul e conta com o apoio da Prefeitura de Naviraí. A campanha será nos próximos dias 12 e 13 de agosto (quinta e sexta-feira).

A chefe da Unidade Naviraí do Hemosul, Janaina Jacomeli está convidando a presença maciça de doadores para participarem da campanha, sendo necessário a apresentação de um documento com foto. Porém, ela alerta sobre os critérios estabelecidos como, estar alimentado, pesar acima de 55kg, e se o doador for menor de 18 anos e maior de 16 deverá estar acompanhado do pai ou responsável.

“Todos os protocolos de biossegurança serão cumpridos rigorosamente. Para que não haja aglomeração estaremos distribuindo senhas. Pedimos que todos já venham com suas máscaras, sendo esta uma das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19”, observa Janaína Jacomeli.

 

RECOMENDAÇÃO

O Hemosul – Naviraí faz recomendações expressas aos doadores: Não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes  da doação (para quem bebe com moderação); Não fumar 1 hora antes e após a doação; Estar bem alimentado antes da doação (não estar em jejum), Evitar alimentos gordurosos no dia anterior à doação; Ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois da doação (sugestão de 2 copos de água antes da doação); e Doadores acompanhados de menores de 12 anos não poderão doar sangue, exceto em casos de acompanhamento de outro responsável durante a doação.

 

CRITÉRIOS E NORMAS TÉCNICAS – Além  dos critérios que já existiam, onde homens devem esperar um intervalo de 60 dias para fazer nova doação, e mulheres cumprir intervalo de 90 dias entre uma doação e outra. O doador também deve obedecer Normas Técnicas em relação às vacinas:

 

MAIS NORMAS TÉCNICAS:

1) Pessoas que tiveram a Covid 19, sintomáticos ou assintomáticos “devem” aguardar 30 dias, após alta médica;

2) Pessoas consideradas da “Linha de Frente” ou que neste momento estão convivendo com pessoas que positivaram para Covid-19 devem aguardar 14 dias, sem nenhum contato com o hospital ou com a pessoa infectada; Pessoas que foram internadas ou entubadas nos últimos 6 meses também estão impedidas de fazer doação. Estas restrições temporárias obedecem a Normas Técnicas do Ministério da Saúde.

 

CONFIRA OS CRITÉRIOS GERAIS

“Quem doa sangue, salva vidas. Este é um gesto nobre e altruísta. Contamos com o apoio e participação de todos nesta campanha”, convidou Janaína Jacomeli que voltou a lembrar que o Hemosul – Naviraí, situado à Avenida Amélia Fukuda esquina com a Avenida Pantanal, abastece com sangue seis hospitais da região, sendo que o Hospital Municipal de Naviraí é o que mais utiliza o material coletado na Unidade de Armazenamento e Distribuição de Naviraí. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).

 

Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 20/09/2021 10h55min
PM prende dois homens por furto de combustível em Batayporã
Geral - 20/09/2021 10h55min
TCE-MS lança Novo Portal do Jurisdicionado
Geral - 20/09/2021 10h02min
Naviraí-Família pede ajuda para ajudar pagar cirurgia de homem que teve pé e parte da perna amputada
Geral - 20/09/2021 09h46min
Mulher é sequestrada e a família teve que pagar o resgate
Geral - 20/09/2021 09h43min
Itaquiraí-Força Tática prende rapaz flagrando com mais de 10 kg de maconha em ônibus
Geral - 20/09/2021 09h20min
Polarizados partidos não falam sobre terceira via nas eleições em MS
Geral - 20/09/2021 09h10min
Acaba o vazio sanitário e já pode começar o plantio de soja
Geral - 20/09/2021 08h40min
ITAQUIRAÍ: Campeonato de Futebol começa com apoio da Prefeitura