20/11/2021 06h35min - Geral
2 semanas atrás

Josias é o autor da Lei que criou o Abrigo de Cães e Gatos em Naviraí


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Vereador Josias de Carvalho, autor da Indicação que pediu tais providências. (Foto: Assessoria)

A Administração Municipal de Naviraí inaugurou nesta quinta (18/11), a Sede Administrativa do Abrigo de Cães e Gatos de Naviraí, instalado em um dos prédios funcionais do Parque de Exposições “Tatsue Suekane”, situado no prolongamento da Avenida Amélia Fukuda.

A instalação do Abrigo de Cães e gatos obedece a uma Lei de autoria do vereador Josias de Carvalho de nº 2.177 de 08/05/2019. Josias argumenta a importância do abrigo, pois sempre foi procurado por pessoas e Ongs, que cuidam de animais abandonados entre elas a Mãos e Patas. Ele disse ainda sob a consciência das pessoas em não praticar maus tratos com os animais especialmente com Cães e Gatos. Agora qualquer tipo de denúncia ou o encontro de cães e gatos abandonados é só procurar o Abrigo que fica no Parque exposições.

“Fizemos a Lei 2.177 de 2019, ela dispõe sobre a criação do abrigo municipal de cães e gatos no município de Naviraí. Com a finalidade de proteger o animal. Nesse momento que nós estamos vivendo de pandemia muitos donos de animais abandonaram seus cães, seus gatos e estão aí sofrendo jogados  nas ruas, correndo riscos de serem atropelados”. Disse Josias.

Segundo Josias esses animais ficam perambulando por todos os cantos da cidade, a proposta na criação do abrigo é justamente fazer o resgate desses animais, não só fazer o resgate, como fazer a recuperação deles, a castração, vaciná-los, vermífugar, encaminhar também para adoção e fazer campanhas as pessoas contra esses maus tratos dos animais.

“Quero parabenizar a prefeita Rhaiza Matos que tomou essa iniciativa desde o ano passado e agora está se tornando uma realidade. Ficou criado o abrigo, alguns atendimentos não estão sendo feitos ainda por falta de cursos, mas já conta com médico veterinário, veículo que possa estar buscando esses animais. Ainda falta muita coisa, mas o importante que gradualmente está acontecendo e vai chegar naquele patamar que a lei preconiza”. Destacou o vereador.

A solenidade inaugural contou com as presenças da prefeita Rhaiza Matos, gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária, médico veterinário José Mário Fernandes, vereador Antônio Bianchi, gerentes municipais Ana Paula Rodrigues (Receita), Luis Alberto Ávila da Silva Júnior (Meio Ambiente), Lucinéia Pulquério Franciscatti (Assistência Social), Priscilla Oliveira (Gabinete), coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, psicóloga Leila Matos, integrantes de ONGs (Organizações Não Governamentais) e representantes da imprensa.

O coordenador do escritório do Abrigo de Cães e Gatos, José Mário, apresentou relatório das ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo órgão. Chamou a atenção o grande número de denúncias de maus tratos a animais domésticos, sendo 362 casos registrados e verificados. (Texto: Beto Corrêa – Ascom Câmara Municipal de Naviraí).

Fonte: Beto Corrêa - Ascom Câmara Municipal de Naviraí

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 04/12/2021 06h25min
Japorã adquire coleção de livros para alunos do Ensino Fundamental
Geral - 04/12/2021 05h05min
Capitão Contar afirma em entrevista que disputará o cargo em que melhor possa servir ao país em 2022
Geral - 04/12/2021 04h51min
Em 5 dias, polícia prendeu 59 em flagrante e apreendeu 700 kg de drogas
Geral - 04/12/2021 04h49min
Naviraí adere ao Opera MS e Examina MS para atender demandas da Saúde
Geral - 04/12/2021 03h37min
Enquanto podava galhos, árvore cai em cabeça de trabalhador rural que morre em MS
Geral - 04/12/2021 02h33min
Aeronave cai na região do chaco paraguaio e mata três norte-americanos
Geral - 03/12/2021 22h39min
Servente de pedreiro morre soterrado por laje na construção
Geral - 03/12/2021 18h04min
Vale-gás terá valor de R$ 52 e será pago a partir deste mês, diz governo