02/07/2021 15h50min - Geral
3 semanas atrás

MS faz história e imuniza população em 13 municípios da fronteira


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Com mais um marco histórico para Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e pelo estudo encabeçado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, que tem o apoio da Opas (Organização Pan Americana da Saúde) e demais instituições de pesquisa, foi iniciada nesta sexta-feira (2) a vacinação em massa nos 13 municípios de fronteira. O ato simbólico aconteceu no posto de vacinação instalado no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá.

Emocionado, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do Brasil a sair desta pandemia. “Nós conseguimos esse feito histórico. Estamos iniciando esse processo de imunização hoje (2), nos 13 municípios que compõe a região de fronteira de nosso Estado. Acredito que é a maior conquista que nós tivemos no enfrentamento à Covid”.

Resende ainda lembra que houve muito trabalho até que chegasse a esta vitória para o Estado. “Trabalhamos durante três meses, tivemos o apoio do COSEMS, de todos os agentes políticos, da bancada federal. Procuramos a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Ministério da Saúde. O pesquisador Júlio Croda, que nos emprestou o seu prestígio e fez toda a tabulação e fez todo o entendimento. Assim, conseguimos as 165.500 doses da vacina da Janssen, dose única. Tenho certeza que a partir de agora este estudo vai servir de referência para o Brasil e para o mundo”.

Para o presidente do COSEMS, secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, a proteção aos municípios da região da fronteira auxiliará na proteção de toda a população brasileira. “Esses municípios são corredores de passagem para quem chega ao país e pode trazer outro tipo do vírus. E quero dizer pelo COSEMS que não tiramos a vacina de ninguém, aliás, o Mato Grosso do Sul ganha na segurança, na saúde, para que a gente possa voltar com o benefício de bem-estar e saúde, que possamos ter o nosso convívio social, de trabalho e familiar com segurança. Todos os 66 municípios já receberam as doses que seriam distribuídas para estes 13 municípios. Assim, espero que em breve, em agosto ou setembro, toda a população sul-mato-grossense esteja imunizada”.

Representando todos os prefeitos dos municípios fronteiriços do Estado, o prefeito de Corumbá, Marcelo Yunes, lamentou manobras que tentaram impedir a realização do estudo. “O mais importante é que nós conseguimos [as vacinas]. Agora é importante que a população se conscientize para a vacinação. Nós estamos tendo a chance de vacinar a todos, então, eu peço a todos que avisem os familiares, os amigos para se vacinarem. É importante estarmos vacinados para que possamos voltar com o nosso dia a dia. Lamento por aqueles que tiveram um ente perdido nesta pandemia, muita dor e, infelizmente não tiveram a chance de serem vacinados”.

 

O ESTUDO

Encabeçado pelo infectologista Júlio Crodda através do grupo VEBRA COVID-19, o estudo tem o apoio da Opas (Organização Pan Americana da Saúde) e é composto por diversas instituições, como Fiocruz, UFMS, Stanford University, Yale university, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida, entre outras.

Júlio Crodda explica que o estudo será de extrema importância. As 165,5 mil doses não estavam previstas na distribuição regular da vacina. “Elas virão exclusivamente porque existe uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Ou seja, são doses adicionais de vacina, principalmente para gerar evidência científica para o Brasil e para o mundo da efetividade da vacina da Janssen para a nova variante Gamma (P1)”, conclui o infectologista.

 

PONTA PORÃ E AMAMBAI

Neste sábado (3), o secretário Geraldo Resende estará em Ponta Porã e Amambai, para acompanhar o processo de vacinação nesses municípios e demonstrar o total apoio da Secretaria de Estado de Saúde ao estudo de vacinação em massa. Em Amambai, o secretário também vai ativar, junto com o prefeito Edinaldo Bandeira, 10 novos leitos de UTI-Covid instalados no Hospital Regional daquela cidade. (Texto: Rodson Lima – SES).

 

 

Fonte: Rodson Lima - SES

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 25/07/2021 02h02min
Caminhonete roubada no Paraná é recuperada em Dourados
Geral - 24/07/2021 18h13min
MS registra 547 casos novos e mais 14 mortes por Covid-19
Geral - 24/07/2021 17h12min
Homem morre atropelado em frente a mercado onde trabalhava e motorista foge
Geral - 24/07/2021 16h50min
Itaquiraí – Força Tática apreende mais de meia tonelada de maconha em barraco
Geral - 24/07/2021 16h09min
Lei de cotas para pessoas com deficiência completa 30 anos
Geral - 24/07/2021 15h08min
Indivíduo com inúmeras passagens policiais é preso por tráfico de drogas
Geral - 24/07/2021 14h06min
Mulher é presa com pistolas e munições em ônibus com destino a capital
Geral - 24/07/2021 13h07min
Família é feita refém durante assalto a casa e bandidos levam dois carros em roubo