•
nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: SulNews
CAMPO GRANDE NEWS
A uma semana do aniversário de 83 anos, a pernambucana Maria Bezerra de Carvalho será a primeira integrante da parcela prioritária de idosos no Mato Grosso do Sul a receber dose da CoronaVac, vacina que protege contra a covid-19. Nascida em 25 de janeiro de 1938, Maria Bezerra vive no Asilo São João Bosco desde o ano passado.
A pernambucana foi escolhida dentre um total de 83 pessoas acolhidas porque está bem de saúde e tem condições de dar entrevista, critério que havia sido estabelecido hoje cedo, segundo a superintendente da instituição, Cleo Shamah. Caso a vacinação começasse nas dependências do São João Bosco, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, a direção ia sugerir que a campanha fosse iniciada pela moradora mais velha, que tem 94 anos.
O asilo, onde Maria Bezerra mora desde junho de 2020, ainda de acordo com a superintendente, perdeu oito idosos para a covid-19 e comemora a chegada do imunizante. “Estamos muito felizes com isso, é um alívio”, disse Cleo, em entrevista que foi publicada pelo Campo Grande News hoje às 9h46.
Dona Maria ficou viúva e como não teve filhos e nem tem parentes em Campo Grande, ela mesma solicitou o acolhimento, em plena pandemia.
A reportagem tentou saber mais sobre a vida da idosa, que participará de momento histórico em Mato Grosso do Sul, às 17h, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), mas envolvidos com os preparativos para o evento ou de férias, os funcionários da instituição deram somente esses detalhes.
No fim da tarde de hoje, Maria Bezerra receberá a primeira dose do imunizante ao lado de outros dois representantes de grupos prioritários da fase 1 de vacinação contra a covid, um profissional da linha de frente e um indígena.
Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde divulgou que o público prioritário é formado por trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas). Mas, na prática, a vacinação em Mato Grosso do Sul começa nessa terça-feira (19).
A vacinação simbólica hoje no HRMS contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), prefeito Marquinhos Trad (PSD), secretários estadual e municipal de Saúde, Geraldo Resende e José Mauro Filho, além das demais autoridades.
O número de doses que serão enviadas a Mato Grosso do Sul será maior do que estava previsto no início da manhã. Mais cedo, com base em informações do Ministério da Saúde, o governo havia informado que 61.760 ampolas do imunizante seriam enviada ao Estado. Agora, por volta das 9h30, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) atualizou a quantidade, 158.760 doses para vacinar 79.380 pessoas.
• sulnews
• noticias
• site
• naviraí