19/02/2021 09h00min - Geral
2 semanas atrás

Naviraí-Dr. Marcelo Martin médico cardiologista esclarece dúvidas Sobre COVID -19 e o Coração


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: TaNaMídia Naviraí


Estamos enfrentando momentos difíceis. Uma doença que tem deixado um rastro de dor e destruição.  Acho oportuno esclarecer algumas dúvidas sobre COVID 19 e sua relação com o coração.

COVID-19 x Pressão Arterial?

Quando o vírus Sars-coV2 (COVID) se espalhou pelo mundo, muitas dúvidas foram se formando. Em meio a tudo isso, foi observado que, em alguns grupos de pessoas, a doença pode se manifestar de maneira mais grave. Além dos idosos, diabéticos e asmáticos, notou-se também que os hipertensos estavam no grupo de risco do coronavírus.

 Mas por quê? Qual a ligação existente entre a pressão alta e o coronavírus?

 De acordo com pesquisas realizadas na China, 30% dos pacientes hospitalizados com COVID-19 eram hipertensos. Outro estudo constatou que 27,4% dos pacientes com uma certa complicação pulmonar relacionada ao coronavírus eram hipertensos. Isso levou alguns estudiosos a pensar que a hipertensão poderia aumentar o risco de infecção pelo SARS-CoV-2.

 Entretanto, não há evidências suficientes para apoiar essa ideia. Embora seja verdade que muitos pacientes com sintomas graves também sejam hipertensos, isso não necessariamente significa que um causa o outro. Contudo, pode haver um terceiro fator associado. Como sabemos, indivíduos acima de 64 anos correm maior risco de desenvolver quadros graves de coronavírus. Paralelamente, também há uma associação direta e linear entre o envelhecimento e prevalência da hipertensão. Portanto, a idade é provavelmente o motivo pelo qual muitos pacientes têm pressão alta e doenças graves e não porque a pressão alta em si aumente o risco de COVID-19.

E aquela conversa sobre anti-hipertensivos aumentar o risco de infeção? Devo parar de tomar?

Alguns de vocês devem ter escutado tal comentário logo no início da pandemia. De fato, o assunto é polêmico pois dois dos fármacos mais usados ??para tratar a hipertensão, os IECAs (captopril, enalapril, etc.) e os BRAs (losartana, valsartana, etc.), aumentam a quantidade de uma enzima chamada ACE2 no organismo. E aí surge o problema pois o vírus que causa a COVID-19 usa o ACE2 para entrar nas células do corpo. Por esse motivo, quando o coronavírus começou a se espalhar, havia alguma preocupação de que utilizar a medicação prescrita para controlar a hipertensão poderia aumentar a contaminação pelo COVID.

 Novamente os estudos não conseguiram chegar a uma conclusão sobre quais são os efeitos dos IECAs e dos BRAs em relação ao coronavírus. No entanto, sabemos que a pressão alta é perigosa o suficiente e que é importante controlá-la. A condição, quando não tratada, aumenta o risco de problemas como doenças cardíacas, renais e derrames.

Qual a mensagem que quero deixar com esse texto?

Se você tem pressão alta, deve fazer o possível para controlá-la. Não necessariamente porque aumenta o risco de COVID-19, mas por conta de outras consequências negativas para a saúde. Você também deve continuar tomando todos os seus medicamentos conforme prescrição, mesmo que eles sejam inibidores da ECA ou BRA. Caso esteja pensando em interromper a medicação, converse com seu médico.

O Dr. Marcelo Martin é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Especialista em Cardiologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e iniciou seus atendimentos na Clínca O’Dant em Naviraí realizando exames como: ecocardiograma com doppler, MAPA, holter de 24 horas e teste ergométrico.

Dr. Marcelo preza pela qualidade, além da humanização em seus atendimentos, com respeito ao paciente, para diagnosticar e tratar doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular. Visite o site  do Dr. Marcelo https://drmarcelomartin.com.br/

Agende sua consulta pelos telefones 67 3461-3033 ou 9 9256-9292.

O’Dant, trazendo medicina especializada à Naviraí e a toda região!



•  tanamidia navirai •  noticias


Últimas Notícias
Geral - 05/03/2021 09h06min
Igreja Católica realizará missa em homenagem às mulheres
Geral - 05/03/2021 09h00min
Prefeitos fazem consórcios para a compra de vacina
Geral - 05/03/2021 08h54min
Prefeitura declara quais são os serviços essenciais
Geral - 05/03/2021 08h49min
Eleição na Assembleia de Deus termina com confusão e pastor escoltado pelo Choque
Geral - 05/03/2021 08h40min
PMA autua dois por uso de licença ambiental falsificada
Geral - 05/03/2021 08h22min
MS já tem 11 cidades que aderiram a consórcio para compra de vacina contra Covid-19
Geral - 05/03/2021 08h18min
DOF prende traficante de 19 anos com maconha em ônibus
Geral - 05/03/2021 08h09min
Naviraí-Mercado Tinoco lança website para as pessoas comprarem sem sair de casa e ainda economizarem.