28/10/2021 06h20min - Geral
1 mês atrás

Naviraí participa do lançamento do programa “MS Alfabetiza”


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Gerente de Administração Giselda Moralles Balta (ao centro), com a secretária de Estado de Educação Cecília Motta, e a coordenadora pedagógica da GEMED Rosângela Dutra (à esquerda).

A gerente de Administração Giselda Moralles Balta participou, na tarde da última segunda-feira (25-10), do lançamento do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, representando o Município de Naviraí no evento. Representando a Educação esteve presente a coordenadora pedagógica Rosângela Dutra de Oliveira, da Gerência Municipal de Educação.

O lançamento do programa MS Alfabetiza foi feito pelo Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Campo Grande. O projeto conta com as parcerias da Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Além do governador Reinaldo Azambuja e da secretária Cecília Motta, entre os participantes do evento estiveram outros secretários de Estado, prefeitos, secretários municipais de Educação, parlamentares, membros de órgãos de controle, representantes de municípios, e lideranças ligadas ao setor da educação.

Governador Reinaldo Azambuja mencionou, aos prefeitos e secretários municipais de Educação, parlamentares, sua gratidão pela adesão de 100% dos municípios no Programa MS Alfabetiza. “Saudação a bancada federal pelo apoio às universidades de MS, a bancada estadual pela aprovação do programa que é uma política de estado, aos municípios pela adesão das 79 cidades em regime de colaboração que é primordial para o programa que veio para fortalecer a alfabetização e melhorar índice de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, enfatizo o governador.

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta lembrou que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destacou.

 

INICIATIVA

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livros Didáticos, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

“É um importante programa educacional e o envolvimento de diversos atores comprova que será de sucesso. Quem ganha com isso é a comunidade estudantil, a sociedade como um todo”, comentou Rosângela Dutra.

“O Município de Naviraí, por determinação da prefeita Rhaiza Matos, prontamente abraçou mais este programa educacional. A alfabetização contribui decisivamente para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica. As iniciativas que permitam avançar no ensino tem e sempre terá o apoio desta Administração”, observou Giselda Balta. (Texto: Roney Minella – Ascom Prefeitura de Naviraí).

Fonte: Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 04/12/2021 19h01min
Na era dos pontos corridos, Fortaleza é o primeiro nordestino na Libertadores
Geral - 04/12/2021 17h55min
Homem é enterrado vivo por ‘colegas’ de trabalho em cidade de MS
Geral - 04/12/2021 17h40min
Estagiário de banco é preso pela PF ao fazer saques e furtar auxílios emergenciais de clientes em MS
Geral - 04/12/2021 16h26min
Polícia prende 4 pessoas e recupera 350 quilos de carne
Geral - 04/12/2021 15h28min
Vídeo mostra jovem deitando em rua antes de acidente
Geral - 04/12/2021 15h23min
Mega-Sena deve pagar hoje prêmio de R$ 16 milhões
Geral - 04/12/2021 15h22min
Ex de Marília Mendonça é amparado no palco em primeiro show após morte da cantora
Geral - 04/12/2021 15h21min
Brasileiros devem redobrar cuidados no verão contra câncer de pele