26/04/2021 05h55min - Geral
3 semanas atrás

Pandemia afeta a saúde mental de parte da população; saiba como lidar


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


Especialista alerta que adquirir "hábitos saudáveis" é a melhor maneira para se evitar problemas devido o isolamento. (Foto: Reprodução)

A pandemia do coronavírus e o isolamento social fez com que a população tivesse que lidar com diversas inseguranças, perdas, desemprego, mudanças de rotina e outros fatores que afetam a saúde mental.

O médico psiquiatra, Marcos Estevão alerta que “a saúde mental deve ser uma preocupação em qualquer época, mas durante a pandemia essa preocupação deve ser maior”.

De acordo com levantamento “ProjeThos Covid-19 – Escuta do Trabalho, Humanização e Olhares sobre a Saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus”, realizado por psicólogos, busca medir por meio de um questionário a saúde mental dos brasileiros em atuação tanto em atividades presenciais quanto em trabalhos remotos. Cerca de 60% das pessoas relataram o sentimento de tristeza e a dificuldade de planejar o futuro.

Marcos afirma que o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 pode causar ansiedade, além de outros problemas relacionados à saúde mental, sendo necessário "hábitos saudáveis".

“A saúde mental é afetada em diversas situações. E essa é uma situação muito grave que afeta diretamente a saúde mental. Vivemos um período difícil, para vencermos isso, precisamos manter a rotina apesar de um pouco modificada. O ritmo do sono deve ser preservado, com hora para dormir e hora para acordar. Devemos evitar o uso de pijamas durante o dia, assim como a alimentação também precisa ser mais saudável”, afirmou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% das pessoas no mundo sofrem de estresse e a pesquisa da Associação Internacional do Controle de Estresse (ISMA) apontou que o Brasil está em segundo lugar como a população mais estressada no mundo.

O psiquiatra destaca que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, porque estresse, depressão e ansiedade afetam diretamente o sistema imunológico.

“O trabalho, dentro do possível, deve acontecer, mesmo que no formato home office, devemos realizar algum tipo de atividade física fora ou dentro de casa, é fundamental manter algum hobby, seja leitura, escrita, pintura ou culinária. Devemos tornar o momento com a família mais agradável, com jogos ou assistindo a filmes e séries, como alternativas para manter a sanidade em momentos adversos”, explicou ao Correio do Estado.

Em meio ao colapso nos hospitais e milhares de mortes registradas diariamente, Marcos Estevão alerta que mesmo em situações tão difíceis, o isolamento social e medidas de biossegurança devem ser respeitadas para evitar a propagação do vírus.

“O distanciamento social em época de pandemia é um mal necessário. Pode sim prejudicar a saúde mental, mas as perdas por desrespeito a essas medidas de prevenção trazem maiores danos ao psiquismo”, alegou. (Com informações Jornal Correio do Estado).

Fonte: Jornal Correio do Estado

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 18/05/2021 19h50min
Para conter furtos, Prefeitura proíbe venda de cobre e alumínio sem nota fiscal
Geral - 18/05/2021 18h07min
Empreiteira vai asfaltar rodovia por R$ 55 milhões
Geral - 18/05/2021 17h06min
Abate de bovinos recua no 1° trimestre, mas o de frangos e suínos cresce
Geral - 18/05/2021 16h05min
Homem é assassinado dentro de sua casa
Geral - 18/05/2021 15h04min
DOF intercepta traficante com 349 quilos de drogas
Geral - 18/05/2021 14h48min
Auxílio Emergencial: confira o calendário de recebimento da segunda parcela
Geral - 18/05/2021 13h35min
Itaquiraí participa da implantação do Fórum da Agricultura Familiar
Geral - 18/05/2021 13h30min
IFMS abre 300 vagas para cursos técnicos gratuitos em 5 municípios