nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: TaNaMídia Naviraí
O avião Beech Aircraft, prefixo, PP-BAR, modelo A36 (Bonanza) de pequeno porte, que fez um pouso de emergência no começo da tarde de ontem, sexta-feira (27), em uma fazenda localizada entre às cidades de Naviraí e Itaquirai, estava carregado com 417,900 quilos de cocaína, distribuídos em 40 tabletes, três fuzis e munições.
As prisões e apreensões foram realizadas em ação coordenada pelo Dracco, em conjunto com as delegacias de Itaquirai, Naviraí, Iguatemi, com apoio do 12º Batalhão da Polícia Militar de Naviraí.
O piloto de 25 anos, morador no estado de Tocantins, fugiu logo após o avião tocar o solo. Polícias realizaram diligencias sendo que equipes da Polícia Civil de Itaquirai e Naviraí encontraram o piloto em uma propriedade rural em meio a um canavial, a cerca de 7km de onde a aeronave fez o pouso de emergência.
Ao ser preso o piloto que não teve o nome divulgado pela polícia, disse que teve que fazer o pouso forçado após a aeronave apresentar problemas mecânico.
Ao todo além da aeronave foram aprendidos 417,8 KG de Pasta Base de Cocaína; 01 Fuzil AK 47 Iugoslávia, 01 Fuzil Ruger SR-762; 01 Fuzil Smith Welson, USA; 270 Munições de Calibre 7,62, sendo 30 munições da marca 311. Segundo a Polícia a apreensão gerou um prejuízo estimativo ao crime de R$ 22.890.000,00.
Monitoramento - A polícia chegou até o avião, após o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), receberam no acompanhamento sistemático e especializado informação de que uma aeronave teria realizado um pouso de emergência em uma propriedade rural do município de Itaquiraí.
A Polícia Civil assim como a Polícia Militar de Itaquiraí foi acionada e compareceu no local aonde constataram o fato e encontraram a aeronave que havia sido abandonada pelo piloto, que segundo informações teria fugido por uma mata fechada.
O local foi preservado até a chegada da Equipes do Dracco que removeu a aeronave e que será periciada. O caso foi registrado como tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso proibido.
Segundo informações, o avião foi fabricado no ano 1979, e tem capacidade para decolar com até 1.633kg. Ele está em nome de empresa de Assessoria Aeronáutica localizada na cidade de Paraguaçu Paulista/SP, sendo que seu status de operação está negado para taxi aéreo. O caso segue sendo investigado pela polícia.