•
nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: SulNews
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS
A primeira massa de ar polar do outono está prevista para entrar no Brasil na última semana do mês. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos dias de março serão marcados por quedas nas temperaturas na região Sul do Brasil.
O modelo Cosmo, também do Inmet, já sinaliza a presença de massa com origem de ar polar, que deve avançar pelo oeste do Rio Grande do Sul a partir do dia 28, próximo domingo. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a tendência é que parte do sistema avance para o oceano, mas que as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter temperaturas abaixo dos 10º graus na madrugada.
Em relação aos episódios de geada, Mamedes afirma que os modelos ainda não mostram a possibilidade, e que a partir de sexta-feira (26), as rodadas devem começar a apresentar se há chances de geadas durante o final de semana.
Veja o mapa de previsão de avanço de ar polar do Inmet:
Fonte: Inmet
Já as previsões da Climatempo, afirmam que entre os dias 29 e 3 de abril, o predomínio vai ser de temperatura baixa durante o final de semana, destacando ainda que as previsões mais longas indicam a chegada de uma frente próximo do dia 3 de abril.
"E acompanhando esta frente fria, temos uma massa de ar de origem polar que entre os dias 4 e 5 de abril predomina sobre o Sul. O frio não vai ser intenso, mas há indicando de geada, com baixo risco", acrescenta a consultoria. Reforça ainda que a Climatempo seguirá acompanhando as rodadas dos modelos meteorológicos para verificar como se comportam as previsões para o período.
Confira as áreas onde a Climatempo destaca indicativo para geadas:
E é importante lembrar que a antecipação do frio já era previsto por especialistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, e que se trata de mais uma característica do La Ninã. A tendência de frio chegando mais cedo e indo embora mais tarde, levanta preocupação com o milho safrinha que pode sofrer os impactos com as geadas, já que a safra começou a ser semeada mais tarde, devido ao atraso no plantio da soja, também consequência do clima adverso que o produtor vem enfrentando no último ano.
• sulnews
• noticias
• site
• naviraí