16/08/2021 13h02min - Geral
1 mês atrás

Umidade baixa: olhos secos e pele ressacada; saiba como se proteger


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: TaNaMídia Naviraí


Sem previsão de chuva para os próximos dias em Mato Grosso do Sul e com o inverno em vigor, estação em que o tempo seco predomina, a população deve ficar atenta e se proteger de todas as formas possíveis.

Os resquícios deixados pelo tempo seco são evidentes e causam desconfortos. Olhos secos e vermelhos, coceiras, feridas e alergias na pele são alguns dos sintomas deixados pelos dias com baixa umidade relativa do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campo Grande tem se mantido abaixo desta porcentagem, variando de 20% a 35%. Os números podem chegar a 10% nesta segunda-feira (16). A umidade do ar no restante do Estado também tem ficado abaixo do ideal.

Para evitar que esses e outros indícios incomodem a saúde, especialistas da Unimed Campo Grande separaram dicas fundamentais para enfrentar este período.

Olhos secos

O Dr. Eduardo Rodrigo Zanin, oftalmologista, explica que, com os níveis extremamente baixos da umidade do ar, a saúde ocular pode ser afetada em todas as faixas etárias. “Neste período seco, aumenta a evaporação do filme lacrimal, que pode ainda piorar em pessoas que usam muito o computador, pois, ao usar telas piscamos menos, diminuindo a lubrificação ocular”, informa.

“A falta de lubrificação ocular leva ao olho seco, podendo causar irritação, queimação, coceira, sensibilidade à luz (fotofobia), desconforto e olho vermelho”, completa o especialista.

Dicas para evitar o ressecamento ocular:

- Mantenha-se bem hidratado, bebendo bastante água diariamente.

- Faça uma alimentação saudável e inclua alimentos ricos em Ômega 3 (peixes, semente de linhaça).

- “Descanse os olhos” fazendo pausas regulares, principalmente ao fazer uso de celulares, tabletes e computador.

- Use umidificadores de ar, tanto no trabalho como dentro de casa.

- Faça uma avaliação com seu médico oftalmologista regularmente, para uma consulta especializada, pois, além do olho seco, podemos ter outras alterações. O mesmo pode orientar e prescrever o uso de colírio lubrificante de qualidade.

Pele ressecada

Segundo Dra. Gabriely Lessa Sacht, dermatologista, no inverno a pele seca sofre mais que o normal, o que se agrava nesses dias de tempo seco.

“A pele fica mais ressecada, com tendência a coceirinhas, inflamações, feridas e dermatites. Então, é importante ter um cuidado especial com a nossa pele nessa época do ano”, afirma.

Diante da situação, a doutora revela dicas e truques para uma rotina que pode ser seguida diariamente para manter a pele hidratada e bonita, mesmo nesta época.

- Lave o rosto com um sabonete ou espuma de limpeza suave e lembre-se que a água precisa estar em temperatura ambiente ou, no máximo, morna.

- Utilize um hidratante facial com ativos anti-inflamatórios (calmantes) e/ou prebióticos, que ajudarão a reforçar a barreira cutânea protegendo a pele.

- Aplique um protetor solar (FPS 30 ou maior) com ação hidratante duradoura.

- É importantíssimo evitar banhos quentes e demorados, o banho deve ser com água fria à morna e entre 5 e 10 minutos.

- Sempre que sair do banho, hidrate muito a pele, passando um hidratante apropriado, de preferência àqueles que são para pele seca e sem muito perfume.

- No banho, é importante também não usar bucha e optar por sabonetes suaves, hidratantes ou até mesmo os de bebê.

- Outro cuidado importantíssimo é consumir muita água, de dois a três litros, pois não adianta só reforçarmos a hidratação externa e não estar se hidratando, tanto no frio quanto no calor.

"Esses cuidados são fundamentais para manter a pele bem hidratada neste momento, além de evitar descamação, perda do viço, do brilho da pele, feridas, coceiras e alergias", finaliza a médica.



•  tanamidia navirai •  noticias


Últimas Notícias
Geral - 21/09/2021 03h31min
Polícia fecha local de distribuição de drogas para presos em Campo Grande
Geral - 20/09/2021 17h51min
Pandemia desacelera e governo de MS deixa de publicar boletins diários da covid
Geral - 20/09/2021 17h47min
Decreto regulamenta reconhecimento de dívidas da União junto à Caixa
Geral - 20/09/2021 17h47min
Dois são presos furtando combustível em posto na MS-276
Geral - 20/09/2021 17h30min
Gerência de Educação reivindica recurso ao deputado Fábio Trad
Geral - 20/09/2021 16h49min
Governo propõe PL que limita remoção de conteúdos em redes sociais
Geral - 20/09/2021 16h31min
Prefeitura recolheu 5.840 quilos de lixo eletrônico
Geral - 20/09/2021 15h46min
MS terá disque denúncia sobre crimes sexuais contra crianças em aldeias