21/07/2022 09h45min - Geral
3 semanas atrás

Zauith será o vice na chapa de Rose, crava presidente do União Brasil


 • 

nIndexer / redacao@naviraionline.com.br
Fonte: Naviraí Notícias


O atual vice-governador Murilo Zauith deve ser confirmado como vice na chapa de Rose Modesto ao governo de Mato Grosso do Sul - DIVULGAÇÃO

O União Brasil, legenda que tem como pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul a deputada federal Rose Modesto, deve seguir uma espécie de tradição na política em período de eleição estadual.

O partido, que oficializa a candidatura da parlamentar amanhã, em convenção, vai anunciar o nome de um político da região de Dourados, segunda maior potência econômica e segundo colégio eleitoral do Estado, para concorrer ao cargo de vice-governador.

Murilo Zauith, que é do União Brasil e, também, atual vice-governador de MS, já é tido como certo como candidato a vice na chapa de Rose Modesto.

Quem disse isso foi a senadora Soraya Thronicke, presidente regional do União Brasil. Ontem à tarde ela estava em Brasília, viajaria para Campo Grande e, logo depois, seguiria para Dourados, onde o partido debateria assuntos ligados à convenção de sexta. 

O União Brasil inaugura seu escritório político na cidade de Dourados e também debate quem serão os pré-candidatos a cargos de deputado estadual e deputado federal. Participam do evento (ontem e hoje) as principais lideranças da legenda, incluindo a pré-candidata Rose.

A senadora disse que a sigla já havia convidado Zauith antes e que trabalhava a ideia de convencê-lo a concorrer ao lado de Rose. “Isso [anúncio de Zauith como vice] acontece na sexta-feira”, afirmou Soraya. O evento acontece em Campo Grande, inicialmente marcado para o fim da tarde.

Murilo Zauith cumpre o terceiro mandato de vice-governador. Ele já foi vice do ex-governador André Puccinelli, do MDB, e do atual governador, Reinaldo Azambuja, do PSDB.

 

PARCERIA LONGA

De 1982 para cá, ano em que um governador foi eleito pela primeira vez pelo voto depois da divisão do Estado (1977), metade dos vices saiu de Dourados.

De 1987 até 1991, MS foi governado por Marcelo Miranda, e o vice foi George Takimoto, ex-deputado estadual. Outro douradense a ocupar a Vice-Governadoria foi Braz Melo, no anos de 1995 e 1996. Ele foi também prefeito da cidade.

Já entre 2003 e 2006, Egon Krakheche, engenheiro da região de Dourados, foi vice do ex-governador Zeca do PT. Sai um douradense, entra outro em 2007, ano em que Murilo Zauith virou vice do ex-governador André Puccinelli.

E em 2019, Zauith assumiu como vice-governador do atual governo de Reinaldo, cargo que ocupa até agora.

 

HISTÓRICO

Até uns 15 dias atrás, o nome de Murilo Zauith já era tido como definido para ser vice de Rose Modesto. A partir daí, a escolha parecia ter esfriado por uma suposta recusa do vice, que teria indicado um empresário da cidade de Dourados como seu substituto.

Outra questão que estaria pesando na decisão de Zauith seria a insistência de sua família, que o queria fora da política. O vice-governador ficou doente em janeiro do ano passado, com Covid-19. Ele foi levado para São Paulo, onde foi tratou, mas, desde então, afastou-se do trabalho.

 

OPÇÃO POR MANDETTA

A senadora disse ainda que o partido já definiu pela candidatura do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) ao Senado. Antes de Mandetta, o União Brasil havia manifestado interesse na parceria com o Avante, do procurador de Justiça aposentado Sérgio Harfouche, também pré-candidato ao Senado.

Como decidiu pela candidatura de Mandetta, por regra eleitoral, o União Brasil não pode manter também Harfouche na mesma chapa. Agora, o procurador deve disputar a eleição em uma chapa independente. (Com informações Jornal Correio do Estado).

Fonte: Jornal Correio do Estado

•  navirai noticias •   site •   naviraí


Últimas Notícias
Geral - 11/08/2022 23h59min
Madrasta agredida nos olhos a tesouradas recebe alta e enteado é levado para o presídio
Geral - 11/08/2022 23h59min
Motorista é preso com R$ 10,6 milhões de maconha em carga de tijolos
Geral - 11/08/2022 23h57min
Rapaz que morreu após perseguição transportava quase 400kg de maconha no veículo
Geral - 11/08/2022 23h38min
Rastreador leva PM à "boca de fumo" e cinco são presos 730 papelotes de cocaína
Geral - 11/08/2022 23h17min
Fifa antecipa início da Copa do Mundo para 20 de novembro
Geral - 11/08/2022 22h56min
Com 50 vagas, curso gratuito de açougueiro está com inscrições abertas
Geral - 11/08/2022 22h34min
Libertadores: Vitor Roque decide e Athletico-PR está na semifinal
Geral - 11/08/2022 22h13min
Suspeitos de assalto, homens são presos após trocarem tiros com policiais